top of page

Intermediários de crédito: quem são e o que fazem?

  • Foto do escritor: JC LEAO
    JC LEAO
  • 26 de ago. de 2022
  • 1 min de leitura

Atualizado: 10 de nov.


ree


É uma pessoa ou empresa que se torna mediador entre o cliente e a instituição financeira. Para ser intermediário de crédito reconhecido, tem de estar registado como tal no Banco de Portugal e, obrigatoriamente, possuir de uma autorização do regulador para exercer as suas funções.


Estes profissionais, fazem o acompanhamento de todo o processo de solicitação de crédito pelo cliente.

A grande vantagem de recorrer a este tipo de serviço é que, devido à enorme experiência neste tipo de processos, um intermediário de crédito já sabe o que pode esperar em cada fase e pode agilizar o processo, poupando tempo precioso.


Categorias de intermediários de crédito


De acordo com o Banco de Portugal, existem três tipos de intermediários de crédito:


Crédito vinculado – estão debaixo da responsabilidade total e incondicional daqueles com quem celebram contrato de vinculação.


Crédito a título acessório – são fornecedores de bens e serviços e, sob responsabilidade total e incondicional do mutuante, servem de intermediários de crédito visando a venda dos bens ou serviços que oferecem.


Crédito não vinculado – não celebram contrato de vinculação, apenas é celebrado com o consumidor um contrato de intermediação, com os termos e condições inerentes à prestação do serviço de intermediação.





Comentários


bottom of page