Imobiliário é visto como uma proteção contra a inflação
- JC LEAO

- 20 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de nov.
O imobiliário continua a ser visto como “um porto seguro” em momentos de incerteza, e Portugal um país atrativo para quem quer investir. Apesar da pressão sentida sobre o setor, devido ao aumento das taxas de juro, dos custos de construção e da inflação, abriu-se uma janela para o capital privado, à procura de oportunidade num cenário “particularmente atraente face à escassez de propriedade prime nos mercados residencial e comercial”.

Em que medida o setor imobiliário criou uma janela para o capital privado?
A liquidez está de volta e o setor imobiliário foi a oportunidade mais citada, seja por ser considerado como uma cobertura ou proteção contra a inflação ou devido aos benefícios de diversificação de portfólio que oferece.
Portugal vai continuar no radar de que tipo de investidores? E de que nacionalidades?
De um total de cerca de 40 países, Portugal está no top 10 com os EUA, Reino Unido, França, Espanha. Os americanos continuam a ser os que mais procuram o nosso país mas também alguns europeus.
Estes investidores vêm à procura de que tipo de projetos?
O investidor é um cliente bem qualificado e que conhece o nosso país. Sabe exatamente o que procura e as zonas em que quer viver. Estamos a falar de clientes com um elevado envolvimento financeiro e que procuram Portugal pela segurança e pela tranquilidade que o nosso país oferece.
Quais as zonas preferidas para investir?
Lisboa continua a ser um destino de eleição, principalmente nas zonas mais centrais e para quem procura viver na capital, assim como toda a linha até Cascais e ainda Sintra, que são sempre bastante procurados para famílias ou clientes que privilegiem um estilo de vida menos urbano e mais virado para o desporto.
Como vai ser o setor imobiliário em 2023 em Portugal?
O setor imobiliário é um setor resiliente e onde existem oportunidades de investimento sólidas. O aumento das taxas de juro continuará a afetar alguns proprietários mais endividados. No entanto, há liquidez nos segmentos alto e muito-alto, por um lado, e por outro, o preço/m2 em Portugal ainda é bastante competitivo para os investidores internacionais que, na sua maioria, tem capitais próprios.
Fonte: https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2023/01/18/56352-imobiliario-e-visto-como-uma-protecao-contra-a-inflacao




Comentários